Pesca impulsiona vidas em Cabo Delgado.


Data: 03/04/2020

Situada na região norte de Moçambique, a província de Cabo Delgado, faz fronteira, a norte com a Tanzânia, da qual está separada pelo rio Rovuma, a oeste com a província do Niassa e com a província de Nampula a sul, na outra margem do rio Lúrio e a este o limite é o Oceano Índico.

A Pesca, nesta província, assume uma grande importância na segurança alimentar, pois constitui uma das principais actividades desenvolvidas pela população. Sendo assim, dados de produção de 2019, refletidos no Relatório Balanço do Plano Económico e Social de 2019, mostram que as capturas totais foram de 35.187 toneladas de pescado diverso, representando uma realização de 88% do planificado. O maior volume de produção registou-se no Distrito de Mocímboa da Praia (com 8.644,06 toneladas) e o menor no Distrito de Metuge (com 178 toneladas).
Na componente da aquacultura, foram registadas 93 toneladas, o que corresponde a uma realização de 78% da meta anual e um crescimento de 49,64% quando comparado com igual período do ano transacto.
No período em referência, a produção da pesca artesanal, está valorada em cerca de 86 Milhões de USD contra 108 milhões de USD planificados, o que representa uma realização de 80%, e um decréscimo de 14% quando comparado com igual período de 2018.
Quanto aos indicadores do Plano Quinquenal do Governo 2015-2019, foram motorizadas 133 embarcações para a pesca em mar aberto, construídas 6 embarcações de demonstração para a pesca em mar aberto com envolvimento de 90 carpinteiros nos distritos de Mocímboa da Praia, Macomia, Pemba e Quissanga, instaladas 3 lojas de insumos de pesca nos Distritos de Palma (2) e Mocímboa da Praia (1), entregue uma embarcação ao Governo do Distrito de Macomia para a fiscalização marítima.
Foram tambem construídos 152 tanques piscícolas, introduzida a aquacultura com montagem e povoamento de 10 gaiolas flutuantes no Distrito de Balama, replantadas 29 mil mudas de mangal no Distrito de Mecúfi, construídos 2 novos mercados de peixe nos Distritos do Ibo e Macomia.
Estes dados, foram forneceidos aquando da visita de trabalho do Vice Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas, Herniques Bongece, efectuada na última semana de Março passado, com o objectivo de Avaliar o PQG 2015-2019, Monitorar as recomendações da visita Presidencial Edição 2019 e Avaliar a implementação do Plano de 100 dias de Governação e de investimentos para Cabo Delgado.