Novo Mercado de Peixe para Namiépe.


Data: 04/03/2020

Em Mogincual, está em construção um Mercado de 1ª Venda, localizado no Bairro de Namiépe. A obra flui, os pedreiros trabalham a todo o vapor e os responsáveis pela construção não escondem o seu entusiasmo e a certeza de que, tal como prometeram à ministra, a empreitada estará pronta e entregue até finais de Março.
Augusta Maíta ouviu, concordou, mas preferiu jogar pelo seguro: “Até ao dia 20 de Março queremos o mercado concluído. Esta infra-estrutura faz parte do Plano de Acção dos 100 dias de Governação e queremos entregá-la ao Presidente da República pronta para o início das suas actividades. Os pescadores estão ansiosos para utilizar o mercado. A população espera com alegria. Não lhes podemos defraudar”.
E a população de Namiépe, avisada sobre a visita da Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, estava lá também à espera. À espera de novidades. E a principal novidade é que Março será de sorrisos largos daqueles homens cuja vida, na peugada dos seus ancestrais, é a pesca; e daquelas mulheres, de capulanas e lenços garridos, ávidas de ter um mercado e uma banca convencionais para a venda do seu pescado.
“Queremos pedir à população para que nos ajude a monitorar o andamento desta obra. Mas, sobretudo, queremos pedir à população para que tenha este mercado como seu, o que pressupõe a sua conservação, a participação na sua limpeza e na sua vida. Sabemos que em Mogincual a principal actividade é a pesca, e a nossa esperança, doravante, é que o distrito incremente a sua produção”, observou Augusta Maíta.
O Mercado de 1ª Venda de Mogincual possui 48 bancas e contempla também um bloco administrativo, câmaras frigoríficas, sanitários e um largo espaço que a ministra orientou o empreiteiro para a jardinagem, cujo verde irá proporcionar, seguramente, beleza à infra-estrutura. A sua construção, juntamente com a Casa do Extensionista, está orçada em cerca de 40 milhões de meticais, financiamento do Governo moçambicano, através do projecto SWIOFISH1/DPMAIP.