Conferência da Biodiversidade Marinha: a academia ao serviço das comunidades


Data: 21/06/2024

Foi, na verdade, uma conferência e tanto! Uma ocasião sublime que juntou no mesmo espaço governantes, académicos, especialistas, empreendedores, entusiastas e comunidades para uma discussão em torno de um bem comum: a Biodiversidade Marinha.
Nacala, a cidade anfitriã, fervilhou com a Segunda Edição da Conferência da Biodiversidade Marinha, contextualizada, fundamentalmente, em três áreas temáticas: Adaptação baseada em ecossistemas, Áreas de Conservação Marinhas e Biodiversidade costeira e marinha.
Depois de dois dias (17 e 18 de Junho) de debates à volta das várias comunicações apresentadas, a Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, que tomou parte integralmente no evento, disse ter sido uma grande conferência, da qual todos os participantes saíram mais enriquecidos, bem como reforçada a rede de contactos e interessados nesta matéria.
Segundo Lídia Cardoso, apesar de se tratar de um encontro iminentemente académico, teve o condão de saber colocar a academia ao serviço das comunidades, de juntar académicos com outros estratos sociais da sociedade numa discussão sábia, descomplexada e sem fronteiras, cada um a contribuir com o seu conhecimento e experiência em torno da Biodiversidade.
“Porque ocasiões desta natureza são raras, queremos deixar aqui expressa a nossa satisfação por este fantástico intercâmbio de experiências e saberes. Como Governo, retivemos lições valiosas e que nos serão extremamente úteis na formulação de políticas e na forma como lidamos com os assuntos relacionados com a Biodiversidade Marinha”, destacou a ministra.
O evento, que no seu primeiro dia contou com a presença do Secretário de Estado e do Governador de Nampula, Jaime Neto e Manuel Rodrigues, respectivamente, para além das autoridades do distrito e do município de Nacala, foi entusiasticamente acompanhada pelos responsáveis da entidade organizadora, a BIOFUND (Fundação para Conservação da Biodiversidade), designadamente o PCA Narciso Matos e o Director Executivo Luís Bernardo Honwana