Encontro Regional das Unidades Coordenadoras do Projecto Swiofish1- em Maputo


Data: 22/11/2019

Países do Sudoeste Africano beneficiárias do projecto Swiofish1- Primeiro Projecto de Apoio a Governação e Crescimento Partilhado das Pescarias do Sudoeste do Oceano Indico-estiveram recentemente reunidas em Maputo, na sua 2ª Reunião das Unidades Coordenadoras do projecto cujo financiamento do Banco Mundial estima-se em pouco mais de 219 milhões de dólares. O encontro realizado no dia 7 de Novembro, na cidade Maputo, reuniu países como Comores, Seychelles, Tanzânia, Madagáscar e Moçambique e tinha como objectivo analisar o estágio da implementação e progresso do projecto, os desafios enfrentados, trocar experiências e lições aprendidas.

Os intervenientes deste encontro constataram entre outras questões que todos os país do sudoeste estão a implementar os seus Projectos Nacionais Swiofish1, mas  em ritmo diferente  e que  o sistema de governação e politicas vigentes  de  cada país beneficiário  influem bastante no desenvolvimento  e progresso das actividades preconizadas.

Problemas de comunicação para compartilhar documentos entre as Unidades de Coordenação, a diferença no desembolso e utilização de fundos, concessão de terras para a implantação de infra-estruturas foram alguns dos desafios apontados no encontro regional.

Os participantes da 2ª Reunião das Unidades Coordenadoras do Projecto Swiofish1 sublinharam ainda a necessidade de melhorar a coordenação com os Ministérios e outros órgãos relevantes em assuntos de pesca e marítimos.